21 2532-3413

Blog / Notícia

JURANDIR FREIRE: AULA ABERTA

‘Ordem Médica e Norma Familiar’ -Revisitando o debate.
Dia 20 de setembro, às 13:30h, no Salão Internacional da ENSP.

Qual a relação entre saber médico, modos de organização familiar e lugares sociais ocupados por homens, mulheres e crianças?

‘Ordem Médica e Norma Familiar’ é um livro que reúne pistas interessantes para adentrarmos esse debate. Escrito na segunda metade dos anos 1970, num contexto de profusão de diferentes movimentos sociais, de crítica aos modelos e padrões de Estado, de intensificação da luta por democracia com liberdade, igualdade e justiça social, Jurandir Freire Costa (professor do Instituto de Medicina Social da UERJ) realiza uma genealogia do saber e prática médicas no Brasil, mostrando como adentrou famílias e constituiu normas de conduta e papéis sociais que ainda hoje teimam por persistir em nossa sociedade. Assim, oferece uma leitura menos centrada no Estado e com foco nas estratégias de normalização construídas no Brasil.

Retornar ao livro 40 anos depois de sua primeira edição, num novo cenário onde o machismo se fortalece como evocador da ordem e o autoritarismo bate à porta, é um convite à reflexão sobre como os saberes instituídos sobre o corpo e a a saúde alimentam as práticas cotidianas e como a normalização da sociedade atua na ampliação das desigualdades. Trata-se, nesse momento, de explicitarmos os valores que estão em disputa e ampliarmos o debate sobre os diferentes projetos de sociedade que se apresentam, a fim de contribuir para a luta por liberdade e justiça social.

Vamos ao debate!

A atividade faz parte da programação da disciplina Leituras sobre a Saúde Coletiva e a Reforma Sanitária do Programa de Saúde Pública e será realizada em sessão aberta no dia 20 de setembro de 2019 de 13:30 às 16:30h no Salão de Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.


Comentários

Deixe um Comentário


Mídias

Mídias Mídias

Contato

Avenida Churchill, 97
8º ao 12º andar  – Castelo – RJ

Tels: 21 2532-3413

comunicacao@sinmedrj.org.br