21 2532-3413

Blog / Notícia

NOTA OFICIAL DO SINDICATO DOS MÉDICOS DO RIO DE JANEIRO⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SinMed-RJ), eleita em março de 2017, frente às diversas mensagens públicas que podem colocar em dúvida a legitimidade do nosso mandato, vem, em nome da verdade e em respeito a todos médicos e profissionais de saúde que nos honraram com a confiança e esperança de mudanças democráticas no SinMed, prestar alguns esclarecimentos.

É fato público que a atual diretoria eleita é composta por 29 diretores, tendo sido eleitos para o cargo de Presidente Jorge Luiz do Amaral – Bigu, e para Vice-Presidente Leôncio Feitosa. Contudo, desafortunadamente, o então Presidente eleito foi impedido de tomar posse por decisão judicial em Segunda Instância (proc. TRT -0100362-65.2017.5.01.0000 – 20/03/2017), até o julgamento do mérito do processo (0100347-39.2017.5.01.0019- 15/03/2017), que foi transferido para a 74° Vara do Trabalho, onde já tramitavam outros processos, considerados conexos pela justiça. A diretoria cumpriu a decisão judicial e, seguindo o estatuto, deu posse ao Vice-Presidente no cargo de Presidente interino até que a questão judicial seja definida. Importante que todos saibam que o cumprimento da decisão judicial não impediu o apoio ao então Presidente eleito, sempre dentro dos limites legais e estatutários do SinMed-RJ. Da mesma forma, a decisão judicial não paralisou a diretoria, que tem-se conduzido com respeito integral às normas estatutárias, fazendo cumprir os compromissos assumidos durante a campanha junto à sua base de médicos em todo o Rio de Janeiro. A transparência, o zelo pelo patrimônio dos médicos representado pela entidade, a probidade com as contas e pagamentos, o rigor nas arrecadações, sejam impostos, contribuições sindicais ou cobrança de aluguéis, são a nossa conduta sindical.

Para dar mais transparência e permitir seguir em frente com mais segurança e planejamento das ações, foi iniciada uma auditoria independente para avaliação das contas da entidade nas gestões anteriores e cujos resultados serão divulgados, após o seu término. Igualmente, outra perícia foi determinada judicialmente e aguarda sua instalação. Entendemos que as auditorias são processos positivos e trarão contribuições importantes sobre o funcionamento do SinMed-RJ, e a compreensão das gestões anteriores, permitindo assim, à diretoria gestão 2017-2019, eventuais correções de rumos. Concomitantemente, após avaliação por técnicos e aprovação na diretoria, iniciamos reformas estruturais básicas no prédio do sindicato, uma vez que as instalações se encontravam bastante deterioradas, necessitando de imediatos reparos estruturais, visando à segurança e melhores condições de funcionamento.

Reafirmamos que, apesar de a decisão judicial de afastamento do presidente eleito ainda persistir, continuamos firmes no propósito político que nos elegeu: todos os compromissos estão sendo cumpridos e jamais nos afastaremos deles, pois são eles os nossos pilares.

Um exemplo de nosso compromisso é a exitosa participação do SinMed-RJ no movimento reivindicatório dos médicos da Atenção Básica (AB) que, após quase dois meses de greve, teve como grande conquista o impedimento da destruição da AB no Rio de Janeiro. Esse movimento absorveu grande parte da diretoria em um trabalho ininterrupto, apoiando, participando e agindo no comando dessa luta tão importante para a população de nossa cidade.

Nosso compromisso político é com a proposta de mudança do sindicato que firmamos na campanha; é com todos os médicos e apoiadores que acreditam e nos ajudam a construir uma nova condução política para o sindicato, plural, democrático e com unidade.

Nosso compromisso político é com a defesa do SUS, com a soberania do país e com a volta ao estado democrático de direito.

Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2018.

Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro

Aprovada na reunião de diretoria de 29/01/18


Comentários

Deixe um Comentário


Mídias

Mídias Mídias

Contato

Avenida Churchill, 97
8º ao 12º andar  – Castelo – RJ

Tels: 21 2532-3413

comunicacao@sinmedrj.org.br