21 2532-3413

Comunicação / Boletins

Boletim 06 de setembro 2017

ARROCHO FISCAL NO RIO: FAZENDA PEDE O FIM DA UERJ

Para o Regime de Recuperação Fiscal do Rio, o Ministério da Fazenda sugeriu medidas de contenção de gastos, e a intenção de fechar a UERJ e as Universidades Estaduais foi oficialmente documentada. Entre as outras medidas, estão a demissão de servidores ativos, a extinção de benefícios previstos para servidores estaduais e criação de alíquota extra para a Previdência.
Para o governador Luiz Fernando Pezão, com essas medidas será possível pagar os salários atrasados e estabelecer um calendário de pagamentos. Porém, para a população pode ser um presente de grego, pois outras medidas de arrocho foram sugeridas, sendo elas: extinção de mais empresas públicas (além da CEDAE); fim da oferta de Ensino Superior; contribuição previdenciária para inativos; etc.
O reitor da UERJ, Ruy Garcia, declarou que a intenção do governo Temer é “estarrecedora”, e que a UERJ é o principal centro de formação do estado.


NENHUM SERVIÇO DE SAÚDE A MENOS! CAPS-AD PAULO DA PORTELA RESISTE
O CAPS AD Paulo da Portela, em Madureira, além de estar com seus trabalhadores sem pagamento desde julho e sem insumos básicos há muito tempo, teve sua luz CORTADA, por falta de pagamento.
Foi sinalizada a transferência dos trabalhos para o CAPS Raul Seixas, no Engenho de Dentro.
Porém, os bravos trabalhadores têm a resposta que o nosso movimento defende:
“A equipe do CAPS ad III Paulo da Portela vem a público informar à população que o dispositivo continua em funcionamento, apesar do não pagamento de nossos salários, desde julho deste ano e o corte de luz, ocorrido hoje, dia 01 de setembro de 2017, enquanto os trabalhadores da saúde desta cidade lotavam as galerias da Câmara dos Vereadores a fim de participar de um Debate Público, em defesa do SUS.
Não fecharemos as portas! Continuamos recebendo diariamente todos aqueles que procuram o nosso serviço pela primeira vez e seguimos atendendo aqueles já cadastrados.
Nossa energia reside em nosso comprometimento com nosso mandato, nossa força de trabalho, nossa capacidade de atuar em rede e nossa criatividade, tão solicitada neste difícil dia a dia que é o de nossa prática.
Na firme decisão de não deixar os cidadãos que se encontram sob nossos cuidados, no acolhimento noturno, desassistidos, nem permitir que as medicações perecíveis se deteriorem, estamos levando pacientes, colchões, remédios e capacidade de trabalho para outras unidades em que poderemos contar com melhores condições e parcerias.”
O SinMed recebeu a informação de que a energia elétrica foi restabelecida no dia 05/9. Expressamos nossa solidariedade ativa aos companheiros do CAPS AD Paulo da Portela e de todos os CAPS do Rio de Janeiro.
Fonte:https://www.facebook.com/NenhumServicoMenos/photos/a.278283999318057.1073741828.277973856015738/288629308283526/?type=3&theater
#NenhumServiçoDeSaudeAMenos
#MexeuComUmMexeuComTodos
#LiberaAVerbaCrivella
#EmDefesaDoSUS

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIA DESMONTE DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM REUNIÃO COM GESTORES DO SUS
Movimento da Reforma Psiquiátrica liga o alerta vermelho !
Na reunião da CIT – Comissão Intergestores Tripartite dia 04/9, em Brasília, o Ministério da Saúde anunciou que divulgará medidas para “reforçar” os hospitais psiquiátricos e “rever” a política nacional de saúde mental. Não houve reação da parte dos gestores municipais e estaduais durante a reunião. O SinMed está apurando se existem medidas concretas em andamento por parte do Ministério. Na mesma reunião, a proposta que desfigura a PNAB foi aprovada.
Em diversos estados do país, estão sendo organizadas plenárias de trabalhadores, usuários e familiares, para articular o movimento de defesa da reforma psiquiátrica e luta antimanicomial.


SETEMBRO AMARELO
Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização de prevenção do suicídio, com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre neste mês, deste 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. O CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962. (http://www.setembroamarelo.org.br ).

Dia 07/09
O que: Grito dos Excluídos
Onde: Av. Presidente Vargas com Uruguaiana
Hora: 9h

Dia 04 a 06/09
O que: Aniversário da ENSP
Onde: Rua Leopoldo Bulhões, 1480
Hora: A partir das 9h

Dia 12/09
O que: Abraço ao Hospital da Lagoa – Em Defesa dos Hospitais Federais
Onde: Hospital da Lagoa – Jardim Botânico
Hora: 10h

Dia 14/09
O que: Paralisação de 24 horas em Defesa dos Serviços Públicos
Onde: Em todo o Brasil
Hora: O dia todo

Dia 15/09
O que: Audiência Pública Diabetes – Prevenção, Direitos e Cuidados
Onde: Alerj (Auditório Nélson Carneirp)
Hora: 10h

________________________________________________________________
Boletim semanal do SINMED-RJ nº 7 – 06.09.2017
Editado pela Secretaria de Comunicação
E-mail: comunicacao@sinmedrj.org.br

Quero assinar o boletim



Mídias

Mídias Mídias

Contato

Avenida Churchill, 97
8º ao 12º andar  – Castelo – RJ

Tels: 21 2532-3413

comunicacao@sinmedrj.org.br