21 2532-3413

Blog / Notícias

SinMed-RJ na luta por saúde de qualidade e para todos

SinMed-RJ na luta por saúde de qualidade e para todos

Reunião das entidades da Mesa de Negociação, do Movimento PCCS JÁ, realizada dia 29/05, no SINMED

Reunião das entidades da Mesa de Negociação, do Movimento PCCS JÁ, realizada no di 29/05, no SINMED.

Prestados informes sobre a viagem e audiência com a bancada federal do RJ que convocou os membros do CSRRF/RJ para prestar esclarecimentos sobre o Regime de Recuperação Fiscal, e a aprovação do PCCS nos termos do PL 3960. Audiência realizada dia 22/05, das 19 às 22hs no Plenário 3 da Câmara.

Prestados os informes sobre a reunião do Movimento PCCS JÁ, com o Governador Pezão. Participaram dessa reunião com o Governador, o Presidente em exercício da Alerj André Ceciliano, o Dep. Paulo Ramos, os Secretários de Saúde, Fazenda e Casa Civil. O governador ouviu a defesa da viabilidade do PCCS e afirmou aos Presentes que vai negociar a aprovação do Governo Federal pessoalmente, adotando o mesmo procedimento que utilizou para aprovar o próprio RRF.

Após outros informes sobre a articulação junto a parlamentares.

Analisou-se tb os impactos financeiros escalonados conforme documento elaborado pela SEFAZ.

*Deliberações:*
- Lideranças após a presente reunião, seguirão para Alerj para obter informes sobre o PL 3960 e o acordo para sua imediata implementação.

- Aprovado requerimento de informação, a ser protocolado no Palácio Guanabara, no dia 05/06 (terça).

- Convocar próxima Assembleia Geral dos Servidores da Saúde, para o dia 06/06, as 13hs, na sede da SES, para prestar informes à categoria do andamento das negociações. E realizar ocupação das galerias da Alerj, na sessão das 15hs, do mesmo dia 06/06, para cobrar a efetiva implantação do PCCS aprovado em discussão e derrubada de todos os vetos, desde o dia 15/05.

- Realização de visita da Comissão do Movimento PCCS JÁ às diversas unidades de Saúde, para mobilização da categoria. Prestar informes e divulgar as futuras convocações dos servidores para o período crucial da luta. Prazo de implantação em 2018, termina dia 30/06.

Presentes: André Ferraz, Antonio e Bianca - ASSERVISA; Marileia e Jacir - ASFIASERJ; Joyce - SINMED; Marco - SINDENF; Maurílio - SINFAERJ; Valéria - HECC; Denise - SES/SAB; Antonieta - Inativos SES; Angelita - SINERJ; Márcio - CES e Vânia - SASERJ.

Atenção Servidor: 
*A LUTA PARA APROVAR NOSSO PCCS, AGORA DEPENDE DE VOCÊ!*

*SOMOSTODOSAUDESTADUAL!!!*

#pccsjá #juntossomosfortes #pezãoimplementaopccsja



Fonte: https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=410104486136097&id=365733173906562

Nota de pesar e homenagem a João Carlos Serra

Faleceu ontem, dia 27 de maio, no Rio de Janeiro, João Carlos Serra. Serra foi presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro de julho de 1979 a janeiro de 1981.
Como Superintendente Regional do INAMPS, no Rio de Janeiro, se destacou na luta pela saúde pública de qualidade, com grande contribuição à implantação do Sistema Único de Saúde.

Serra foi um democrata e, sobretudo, um humanista.
Nossos sentimentos aos familiares e amigos.
Joao Carlos Serra. PRESENTE!

Alerj realiza sessão em homenagem à luta antimanicomial

Alerj realiza sessão em homenagem à luta antimanicomial

A Frente Parlamentar da Reforma Psiquiátrica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, nesta terça-feira (22/05), sessão em homenagem aos 30 anos da luta antimanicomial. Movimento social e Sindicato dos Médicos presente.

Pedro Gabriel Delgado, diretor do sindicato dos médicos esteve na sessão da Alerj que discutiu a luta por uma sociedade sem manicômios.

Informe da Comissão PCCS Já!

Informe da Comissão PCCS Já!

Informe da Comissão do Movimento PCCS JÁ:

A viagem a Brasília cumpriu o seu propósito. Durante todo o dia, esclarecemos aos 46 mandatos, sobre a luta do PCCS DA SAÚDE ESTADUAL aprovado na Alerj no dia 15/05, e a excepcionalidade do PCCS prevista no conjunto de Leis Estaduais que permitem a adesão e permanência do RJ no Regime de Recuperação Fiscal. Entregamos a todos os parlamentares do RJ, o cronograma o processo legislativo, tanto do RRF/RJ PCCS. A audiência da bancada do RJ com o Conselho de Supervisão do RRF, iniciou-se com 17 deputados presentes: Hugo Leal, coordenador, Alessandro Molin, Aroude Oliveira, Áureo, Celso Pantera, Clarissa Garotinho, Cristiane Brasil, Deley (assinou apoio no ato), Felipe Bornier, Indio da Costa, Jandira Fegali, Jean Wylliys (representado) Laura Carneiro, Pedro Paulo e Otávio Leite.

A convite da bancada, palestrou o Prof. André do INSPE e os três conselheiros do RRF. O representante do INSPE disse que o Regime de Recuperação Fiscal não aponta métodos para garantir os resultados esperados. Disponibilizou a apresentação que reivindicamos acesso, sendo oferecido pelo Coordenador.

Os representantes do CSRRF tb apresentaram dificuldades do RJ, com as duras medidas impostas pelo RRF. Qto ao PCCS, o representante do INSPE afirmou que qualquer descumprimento das vedações são motivo para cancelamento do RRF. Já os conselheiros do CSRRF afirmaram que o impacto do PCCS DA SAÚDE ESTADUAL será de aproximadamente em R$ 5 bilhões em 6 anos, restando calcular o impacto da contribuição patronal. Disseram que a Lei do PCCS ainda não foi promulgada. E que ainda não fizeram um parecer final, carecendo de análise da PGFN.

Os Deputados presentes fizeram ponderações sobre a eficácia do RRF, colocando posições sobre as metas não tem sido atingidas em diversas medidas previstas no REF, ex. Redução mínima de 10% das isenções, sem atingir o resultado favorável previsto. Tampouco foi motivo de cancelar o próprio RRF. Em relação ao PCCS os parlamentares indicaram que existe a necessidade de alguma alternativa para viabilizar considerando a situação atual do servidor da Saúde. André Ferraz contra-argumentou sobre a projeção de gastos com o PCCS perguntando a mesa, sobre a estimativa de gastos não considerar o atual valor da folha da SES. Perguntou se havia risco de cancelamento do RRF com a aprovação do PCCS e quais as medidas que Pezão deveria adotar para viabilizar a implementação do PCCS imediata e gradual, acordada entre os Governos Federal e ESTADUAL.

O representante do INSPE respondeu as questões dos deputados, reconhecendo que o estudo não avaliou as causas do desequilíbrio fiscal do RJ, e que o RRF não aponta claramente quais as medidas estruturantes para o reequilíbrio fiscal, apenas relaciona as medidas de restrição das despesas. Já o representante do Ministério da Fazenda do CSRRF começou a pautar o PCCS pelo viés da vedação expressa na Lei Complementar 159/17. E que suas atribuições são limitadas, necessitando de parecer da PGFN. Não responderam as questões formuladas por André Ferraz. Nesse momento a companheira Marileia fez um discurso político emocionado e emocionante, voltado aos parlamentares, exigindo uma solução política para o caos na vida do servidor da Saúde. De tão veemente, o Coordenador encerrou a sessão da bancada do RJ, apontando que os parlamentares precisam encontrar uma solução para o PCCS e sua vigência durante o Regime.

Os Dep. Pedro Paulo, Jandira Fegali e Clarissa Garotinho ao final da audiência propuseram que haja um pronunciamento da bancada para o Governo do RJ sobre o tema. Segundo os parlamentares, caberá ao Governador Pezão com apoio unitário dos deputados federais do RJ, conseguir uma solução política para o PCCS. A sessão terminou as 22hs.

A luta continua. Hoje, 23/05, temos nova reunião, dessa vez com o Governador Pezão. Para informar que a bancada do RJ em Brasília foi devidamente sensibilizada a participar da luta para viabilizar o PCCS DA SAÚDE ESTADUAL.

ATO/ASSEMBLEIA GERAL DA SAÚDE ESTADUAL – MOVIMENTO PCCS JÁ! – 09/05 – 13:30h

ATO / ASSEMBLEIA GERAL DA SAÚDE ESTADUAL. MOVIMENTO PCCS JÁ!

DIA 09/05, a partir das 13:30hs. Local: Escadarias da ALERJ.

Pauta:
- Informes das Lideranças da Mesa de Negociação;
- Avaliação e conjunturas;
- Criação de fundo para manutenção do Movimento PCCS JÁ!
- Possível caravana à Brasília.

Programação:
- Concentração 13:30hs,
- Reunião das Lideranças com a Presidência da Alerj e o Colégio de Líderes- 14hs.
- Ocupação das galerias: das 14:30 às 16hs;
- Início da Assembleia: 16hs.

Em Semana Mundial da Imunização, OMS lembra que vacinas funcionam⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em Semana Mundial da Imunização, OMS lembra que vacinas funcionam⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em Semana Mundial da Imunização, OMS lembra que vacinas funcionam
OMS, destaca papel que cada pessoa pode ter para tornar a vacinação universal; agência assinala atraso para cumprir objetivos do Plano de Ação Global para as Vacinas

_________________________________________________

Mais de 19 milhões de crianças em todo o mundo não estão vacinadas ou precisam de imunização extra, segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS. A agência da ONU assinala entre terça-feira e 30 de abril a Semana Mundial da Imunização.

O tema deste ano é “Protegidos juntos, #vacinasfuncionam”. Segundo a OMS, a imunização “salva milhões de vidas e é amplamente reconhecida como uma das intervenções mais bem-sucedidas e eficientes a nível de custo. ”

Leia mais...

Diretor do SinMed-RJ, Alexandre Telles, participa de Audiência na Câmara dos Vereadores⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Diretor do SinMed-RJ, Alexandre Telles, participa de Audiência na Câmara dos Vereadores⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ontem, dia 24/04, o diretor do SinMed-RJ Alexandre Telles participou da Audiência de Saúde da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
É preciso nos posicionarmos diariamente contra os ataques ao SUS e ao desmonte da atenção primária. Não aceitaremos retrocessos e retirada de direitos, inclusive trabalhistas. Precisamos continuar a expansão das unidades de saúde da família e não podemos deixar que ocorram novos contingenciamentos no orçamento da seguridade social.

INFORME DO MOVIMENTO UNIFICADO – 16/04/2018⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Convocação para Assembleia da Saúde Estadual – 17/04 – 14h

Convocação para Assembleia da Saúde Estadual – 17/04 – 14h

Mídias

Mídias Mídias

Contato

Avenida Churchill, 97
8º ao 12º andar  – Castelo – RJ

Tels: 21 2532-3413

comunicacao@sinmedrj.org.br