21 2532-3413

Blog / Notícias

Terminaram as eleições para nova diretoria

Eleições no SinMed-RJ/2019, de 07 a 11/10/2019, das 8:00 às 17:00

Eleições no SinMed-RJ/2019, de 07 a 11/10/2019, das 8:00 às 17:00

SinMed-RJ destaca datas, locais e endereços publicados no Edital das Eleições.
Participe. Divulgue. Vote.

Sobre propostas de mudança do PNAB

Sobre as propostas de mudança na PNAB pelo @minsaude: o SUS é uma construção democrática garantida na Constituição Federal de 1988. A Abrasco reafirma seu firme propósito de não abrir mão deste direito. Confira aqui a íntegra da nota
https://twitter.com/abrasco/status/1178388508483956737?s=21

SinMed-RJ repudia transferência sumária de servidores do Hospital de Bonsucesso

SINMED-RJ REPUDIA A ATITUDE DA DIREÇÃO DO HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO (HFB), E DO DIRETOR DO PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, Marcelo Lamberti, de transferirem, sumariamente, os servidores Dr. Julio Noronha, médico e Chefe da Emergência da unidade, e Tatiana Alves, ativistas dos movimentos em defesa do SUS e incansáveis na defesa do HFB e da rede federal.

No movimento UNIDADE E LUTA HFB, há denúncias das precárias condições da unidade, como a falta de insumos, o grande déficit nos recursos humanos e os desmandos administrativos que levaram à queda da ex-diretora Luana, após a realização de uma festa regada a "petiscos finos", enquanto os pacientes sofriam na emergência sem assistência, fato denunciado em toda imprensa nacional por uma semana.

Não podemos aceitar essa atitude arbitrária direcionada aos servidores que cumprem seu papel de lutar pelo melhor para a população.

Cebes e SinMed lançam número especial da “Revista Divulgação para Saúde em Debate”

Cebes e SinMed lançam número especial da “Revista Divulgação em Saúde para Debate”, dedicado às 9 décadas de um sindicato combativo. Um registro histórico relevante.

Decisões da Assembleia Geral AB

Decisões da Assembleia dos Médicos da APS, no SinMed/RJ, de 19/09/2019:

1) Fortalecer os comandos de mobilização em cada AP (participação nas tarefas do movimento).

2) Reativar o GT de discussão sobre a "reestruturação" da AB, que na verdade é apenas desmonte.

3) Manter o estado de greve da categoria.

Diante da instabilidade do contrato dos profissionais da SPDM (APs 1.0, 3.2 e 5.3), para além da questão salarial, foi aprovado início de GREVE PRESENCIAL, em 72h, somente para os médicos da SPDM. Será com 30% dos profissionais atendendo e 70% em atividades de mobilização. A prefeitura precisa apresentar definições da situação dos trabalhadores. Não pode repetir o desrespeito e a irresponsabilidade que ocorreu com os profissionais terceirizados do IABAS e os usuários da zona oeste.
A greve dos profissionais médicos da SPDM não se encerra apenas com pagamento dos salários atrasados. Os profissionais devem entregar à gerência a escala de atendimento, em cada turno da semana. Os profissionais vinculados ao "Mais Médicos" não entram em greve e contam nos 30% de atendimento do turno.

*Nova assembléia 03/10/2019* às 15:00h e às 16:00h (1ª e 2ª chamadas, respectivamente). *Neste dia, haverá paralisação dos médicos da AB contratados por OSs, o dia todo, nas unidades de todas as APs, as quais funcionarão com equipe mínima igual aos sábados*.

JURANDIR FREIRE: AULA ABERTA

AULA ABERTA COM JURANDIR FREIRE COSTA: 40 Anos de 'Ordem Médica e Norma Familiar' - Revisitando o debate.
Dia 20 de setembro, às 13:30h, no Salão Internacional da ENSP.

'Ordem Médica e Norma Familiar' é um livro que reúne pistas interessantes para adentrarmos esse debate. Escrito na segunda metade dos anos 1970, num contexto de profusão de diferentes movimentos sociais, de crítica aos modelos e padrões de Estado, de intensificação da luta por democracia com liberdade, igualdade e justiça social, Jurandir Freire Costa (professor do Instituto de Medicina Social da UERJ) realiza uma genealogia do saber e prática médicas no Brasil, mostrando como adentrou famílias e constituiu normas de conduta e papéis sociais que ainda hoje teimam por persistir em nossa sociedade. Assim, oferece uma leitura menos centrada no Estado e com foco nas estratégias de normalização construídas no Brasil.

Retornar ao livro 40 anos depois de sua primeira edição, num novo cenário onde o machismo se fortalece como evocador da ordem e o autoritarismo bate à porta, é um convite à reflexão sobre como os saberes instituídos sobre o corpo e a a saúde alimentam as práticas cotidianas e como a normalização da sociedade atua na ampliação das desigualdades. Trata-se, nesse momento, de explicitarmos os valoresAULS

A atividade faz parte da programação da disciplina Leituras sobre a Saúde Coletiva e a Reforma Sanitária do Programa de Saúde Pública e será realizada em sessão aberta no dia 20 de setembro de 2019 de 13:30 às 16:30h no Salão de Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública.

SINMED/RJ se solidariza com vítimas e profissionais no incêndio

O SinMed/RJ se solidariza com familiares e amigos das vítimas do incêndio ocorrido na noite de ontem, no Hospital Badim, no Rio de Janeiro.
Destacamos a ativa solidariedade demonstrada por instituições privadas e públicas como a UERJ, a UFRJ e a UFF, por meio de seus profissionais, inclusive médicos residentes.
Essa tragédia traz à tona a necessidade de avaliação permanente das condições de trabalho dos profissionais da área da saúde e das demais categorias que compõem o quadro de funcionários das unidades, de menor e de maior complexidade.

Reinaldo Guimarães fala sobre a importância da ciência

REINALDO GUIMARÃES AFIRMA: “O que está em jogo é a sobrevivência de um sistema institucional que tem 70 anos de idade e tem sido responsável pela entrada do Brasil no mapa científico global. É disso que se trata”

NOTA DE REPÚDIO AO DESMONTE DAS AGÊNCIAS FEDERAIS DE FOMENTO

NOTA DE REPÚDIO AO DESMONTE DAS AGÊNCIAS FEDERAIS DE FOMENTO

Mídias

Mídias Mídias

Contato

Avenida Churchill, 97
8º ao 12º andar  – Castelo – RJ

Tels: 21 2532-3413

comunicacao@sinmedrj.org.br