Conferência livre debate políticas de saúde para travestis e transexuais no SinMed-RJ
A saúde de mulheres travestis e transexuais estará no centro do debate no Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SinMed-RJ). É lá onde será realizada a 1ª Conferência Livre de Saúde de Mulheres Travestis/Trans, na próxima sexta-feira (26), das 11h às 17h, que tem como tema “Saúde Trans: desafios para a integralidade com qualidade”.
Para acompanhar o movimento de Conferência Nacional de Saúde das Mulheres que acontecerá em Agosto de 2017 em Brasília, o Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro junto ao Coletivo CasaNem, GTN, GDN, ASTRA/RJ,ASTRAL, TransRevolução e Instituto Angela Lecrelly com apoio do grupo Pela Vida/RJ, realizam a Conferência Livre para abordar as especificidades da saúde da população TT.
Para a coordenadora do evento, a pedagoga Wescla Vasconcelos, a conferência nasceu da necessidade de mulheres e homens trans discutirem esse tema com mais profundidade. “Nós precisamos de políticas públicas na área da saúde para garantir as nossas vidas. Estamos morrendo por falta de cuidados básicos e falta de compromisso do poder público”, destacou a ativista.
Na mesa principal do evento, a temática abordada será os desafios enfrentados por mulheres travestis e transexuais para integralidade com equidade nos sistemas públicos de saúde. Apresentações artísticas acontecerão durante os intervalos. O coletivo Xica Manicongo apresentará o cordel intitulado “Sertransnejas”, que retrata a luta travada por travestis e transexuais vivada no Rio de Janeiro, garantindo poesia, arte e cultura trans ao encontro.
Durante a conferência também acontecerá a eleição das delegadas que irão representar o Rio de Janeiro enquanto movimento trans na Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. Confira a programação completa:
Serviço:
1ª Conferência Livre de Saúde de Mulheres Travestis/Trans
Onde: Sinmed -RJ
Quando: Sexta-feira(26)
Hora: 11h às 17h
Inscrições: Entrada franca. Credenciamento no Local após as 10h.