21 2532-3413

Blog / Notícia

O Primeiro de Maio dos médicos

O Primeiro de Maio dos médicos

O Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro é o primeiro sindicato médico do Brasil, tendo mais de 90 anos de atividade. Em sua longa história, o SinMed atravessou momentos cruciais da história do sindicalismo brasileiro, tendo participado das lutas sociais e democráticas dos trabalhadores dos diversos setores da economia, aí incluídas as profissões liberais.
No Dia do Trabalhador e da Trabalhadora o SinMed envia sua saudação a todos os médicos e médicas do Rio de Janeiro, reafirmando seu compromisso na defesa da dignidade do trabalho médico, da liberdade de manifestação e associação, da saúde pública universal e de qualidade.
Este Primeiro de Maio transcorre em um momento de grandes dificuldades para a prática sindical em nosso país.Os sindicatos de todas as categorias profissionais estão sob intenso ataque e desmantelamento promovido pelo governo federal, desde a reforma trabalhista de Temer, que retirou direitos dos trabalhadores e buscou inviabilizar o funcionamento e a existência dos sindicatos. O governo Bolsonaro dá continuidade à pauta anti-sindical de Temer, e aprofunda as medidas de destruição da saúde pública.
Entretanto, o Primeiro de Maio é também o dia da Solidariedade, e todo o movimento sindical brasileiro tem recebido calorosas manifestações de apoio de entidades e movimentos sociais de todo o mundo.
Prestamos nossa homenagem aos médicos e médicas de nossa cidade, que enfrentam a gestão perversa da saúde pública do município, do estado e do Ministério da Saúde. Aos médicos e médicas das universidades, que também estão sob ataque da mais catastrófica gestão pública que a educação brasileira já conheceu. Aos colegas explorados pelos planos de saúde, empresas do setor financeiro que vivem hoje o paraíso neoliberal das desregulamentação. E, finalmente, a nossos queridos colegas aposentados ou em vias de de aposentar-se, que observam com intensa angústia a proposta do governo Bolsonaro, de aniquilamento dos direitos e da previdência pública.
Solidariedade, unidade, orgulho da profissão médica, cabeça erguida para a luta.
Salve o Primeiro de Maio, dia da dignidade de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro


Comentários

Deixe um Comentário


Mídias

Mídias Mídias

Contato

Avenida Churchill, 97
2º andar  – Castelo – RJ
Horário de Funcionamento Presencial: 09h às 16h
Tels: 21 2532-3413

presidencia@sinmedrj.org.br